quinta-feira, 24 de janeiro de 2008

NOTÍCIAS DO IMPÉRIO EM POLVOROSA

As eleições americanas estão pegando fogo. Elas só vão ocorrer em novembro, mas até maio, por aí, o pessoal tem que decidir quem serão os candidatos. E é nisso que a competição está feroz, numa das decisões mais disputadas e imprevisíveis de todos os tempos do maior império da História.

O sistema de votação deles é bem complicado. Primeiro há as primárias em cada um dos 50 estados, em que eleitores dos dois partidos escolhem seus candidatos. Não é que só existam dois partidos aqui, republicano e democrata, mas no fundo é como se fosse (o único independente que teve alguma representativade foi o Ralph Nader, mais à esquerda que os partidões. Ele foi culpado pela derrota do Al Gore duas eleições atrás, por ter tirado votos dos democratas. Agora são os republicanos que temem isso. A direita cristã, que não é pouca coisa – 25% da população – não considera nenhum dos candidatos republicanos realmente de direita, e ameaça lançar um presidenciável próprio). Os candidatos dos demais partidos são que nem o nosso Enéas, sem a menor chance de ganhar, com a diferença que ninguém vota neles por gozação.

Nas eleições em si, o voto não é obrigatório. Como a votação é sempre num dia de semana (e não vira feriado nem nada), dá pra concluir que os pobres, que precisam labutar, não têm como faltar ao trabalho. Sem falar que as filas de votação nos locais pobres são muito maiores que nos distritos ricos. Então, quem vota? Menos de 50% da população adulta. Entre essa minoria, há poucos eleitores pobres. E, por incrível que pareça, o presidente eleito não é quem recebe o maior número de votos. Em 2000, apesar do Al Gore ter vencido no voto popular, foi o Bush quem levou. Isso porque eles utilizam um sistema esquisitão em que vence quem chegar a 270 votos, com cada Estado valendo um certo número (Califórnia, Texas, Nova York e Flórida valem mais. Califórnia, por exemplo, entra com 55 desses 270 votos).

O que tá acontecendo agora são as primárias. Já houve quatro – cinco, se contar Wyoming, o estado com o menor eleitorado (mas eles não contam. Imagine como Wyoming se sente). Embora Iowa e New Hampshire sejam estados pouco representativos, ganham enorme importância por serem os primeirões a realizar primárias. E a gente sabe como são os americanos. Pra eles, competir e ser o melhor em tudo é a essência da vida. Portanto, quem sai na frente costuma levar vantagem. Na primária de Iowa, entre os democratas ganhou o Barack Obama (negro, jovem e simpático, mas com o pior timing do mundo pra ter um nome desses). Entre os republicanos foi o Mike Huckabee, um ex-pastor batista que não acredita em evolução. Na primária de New Hampshire, os vencedores foram diferentes: a democrata Hillary Clinton (que, se conseguir superar o Obama, será a primeira candidata mulher à presidência. Inclusive, o Obama seria o primeiro negro) e o republicano John McCain. Esse McCain é tido como herói da guerra do Vietnã (aquela que os americanos – ahn, deixa pra lá). Durante a guerra, ele foi capturado pelos malditos vietcongues e torturado durante cinco anos. Sobreviveu, mas tá velhinho. Já tem 71 anos. Se for eleito, será o presidente mais idoso de todos os tempos. Até mais que o Reagan! Lembro até hoje de uma amiga americana que se preocupava com a idade do Reagan. Ela se desesperava: “E se ele tropeçar e apertar o botão que começa uma guerra nuclear?”.

Com a graça divina, um republicano não conseguirá mais um mandato (meu orientador diz que um serial killer é preferível a um republicano). Mas mesmo entre eles há outros candidatos com chances de vencerem as primárias, como o Mitt Romney, bonitão e mórmon (seria o primeiro presidente mórmon. Quem você prefere: a primeira presidenta, o primeiro negro, ou o primeiro mórmon?), e o Rudy Giuliani, ex-prefeito de Nova York (que, suponho, seria o primeiro presidente a estar no terceiro casamento). Entre os democratas, vai ser Clinton ou Obama mesmo. Por curiosidade, indaguei a uma amiga: “Por que o Al Gore não é candidato novamente?”. Ela respondeu que é porque ele já teve sua oportunidade, e perdeu. A segunda chance é um mito. O Gore recebeu o Oscar e o Nobel da Paz, mas a marca de “fracassado” ficou no seu currículo. Se o Lula fosse americano, jamais poderia concorrer quatro vezes. Mas enfim, a data fundamental é 5 de fevereiro, quando ocorre a Super Terça, em que mais da metade dos estados realiza suas primárias. Cada resultado é um carnaval de análises. E são 50 estados... Tanta informação pra, no final, cem milhões de americanos elegerem o novo chefe do universo.

10 comentários:

TrommBeta disse...

Lola!

Tô te lendo aqui!

Mas você precisa se definir a respeito do layout. Ontem tava preto. Hoje tá roxo. Amanhã, por favor, não deixe ele laranjado!

Precisamos tornar esse espaço mais bonito, agradável, pra que tua audiência aumente, aumente, aumente, a ponto de ameaçar a http://bloglog.globo.com/anamariabahiana/#

Lola, eu tô com saudades e, ainda, mau humorado.

Anônimo disse...

Opa: presente.

Mucinho

Andrea disse...

Valeu Lola por ter nos informado do que realmente acontece aí nos states!!! Muito mais compreensível do que as notícias mastigadas que aparecem no jornal.

Na competição primeira presidenta, primeiro negro, ou primeiro mórmon eu gostaria que ganhasse a primeira presidenta.

E quisera eu que o carimbo de fracassado também fosse usado por aqui após uma primeira oportunidade sem sucesso.

Samuel Bryan disse...

ok, vou logo admitindo, nao li nadica desse post q eu li, nem vou ler agora pq to matando trabalho lendo blopgs, porem, eu li minunciosamente sua critica de Eu Sou a Lenda...
menina, a minha adrenalina foi la em cima durante a leitura, pq parecia q eu escrevi aquele texto
uhauhauhauhauah
vc traduziu tudo o q eu senti com aquele filme, e sim eu ainda prefiro mil vezes Exterminio, pra mim, o melhor filme de zumbis ja feito (ok, eu sei, tem os do george romero, mas é velho e tosco, mesmo que tenha sido batuca nos anos q foram lançados)

prometo q volto aqui pra tentar ler o post em q eu to comendo da Lenda
^^

e eu escrevi no meu blog um post colocando Exterminio no céu, se der passa la e ve se concorda
abraço

lola aronovich disse...

Oi, Muca! (notem que aqui nao tenho acentuacao. To usando o computador do meu escri na faculdade. O que eu posto eu coloco os acentos, um por um, se bem que agora to mais avancada e uso o localizar e substituir. Ainda assim demora). E ai, como vai a vida, Mu? Semana passada, em NY, vi uma materia na TV. Dizia que aquele video que vc me mostrou do Ok Go custou 3 mil dolares pra fazer, e eh um dos mais vistos do youtube. Ai eu falei pro Silvinho: "Eu conheco! Eu conheco! O Mucinho passou pra mim!" (e depois passei pra ele, que gostou muito tambem). Infelizmente, na materia nao havia mencao a nenhum dos outros 5,632 videos que vc me mostrou... Mas tenho certeza que eh so uma questao de tempo.

lola aronovich disse...

Andrea, ca entre nos fico muito feliz que o Lula tenha tentado 4 vezes. Quem sabe ele tenta de novo em 2014?
Torco pra que os EUA tenha uma primeira presidenta tambem. Nao sei se morro de amores pela Hillary, mas acho que ja passou da hora de ter uma mulher no posto.
E, se depender de mim, no Brasil tambem: Dilma Roussef em 2010!

lola aronovich disse...

Oi, Samuel! Matando trabalho lendo/escrevendo blogs? Nao, nao sei do que vc ta falando...
Passei rapidamente no seu blog e me diverti! Muito bom!
Nao sou muito fa de Exterminio, apesar de adorar filme com zumbi. Gostei mais de Madrugada dos Mortos. Ja ja eu coloco minhas criticas antigas no blog pra vc ler. Enquanto isso, procure no google, no Escreva lola Escreva do lost.art. Elas estao la.
Espero que a Bolivia pare de ocupar seus pesadelos.

Andrea disse...

Só deixo o Lula tentar de novo em 2014 se ele subir o valor da minha bolsa pra quem sabe igual ou maior do que o salário de um parlamentar... uahauhuahaaaa

Qto à Hillary, tb não morro de amores por ela. Mas não resisto à curiosidade de saber o que uma mulher aprontaria na presidência dos States. =)

Liris Tribuzzi disse...

Até que enfim eu entendi como aquela coisa funciona!!!! Não é a toa que todo ano de eleição por aqui uns gringos aparecem babando ovo... XD

Lola também é utilidade pública!

lola aronovich disse...

Que bom que ajudei a decifrar um pouquinho essa confusao que eh as eleicoes daqui! Aguardem mais textos sobre essa bagunca...