sexta-feira, 16 de maio de 2008

ESTRÉIAS DA SEMANA, E O SOFRIMENTO DO SPEED

Vamos lá, temos um fim de semana até meio atípicio aqui nos EUA, com apenas um grande lançamento nacional, o Crônicas de Nárnia: Príncipe Caspian. Tá certo, sexta que vem também tem só um, mas aí é Indiana Jones, e entendo que ninguém queira competir com ele. Só que Crônicas é tão potente assim? Mais de 1300 anos se passaram, em contagem de tempo narniano... e eu continuo sem vontade de ver uma sequência. Não que eu não tenha gostado do primeiro (leia minha crítica aqui). Só não gostei o suficiente pra correr aos cinemas e ver todos os próximos capítulos que virão. A Entertaiment Weekly prevê que esta sequência fará um dinheirão, mais que o primeiro, que já rendeu os tubos (750 milhões de dólares no mundo, pra ser mais exata). Por que este deveria lucrar ainda mais? Porque tem um ator bonitinho posando de príncipe nos cartazes. As menininhas, que andam um tanto órfãs de atrações, invadirão as salas. Será que as meninas do Brasil vão repetir a façanha, no dia 30 de maio?

Só pra você saber como anda a indústria americana, Homem de Ferro segue firme e forte na bilheteria (já arrecadou 178 mi só nos EUA), e Speed Racer tem sido um fracasso, sinal de que as críticas e o boca-a-boca tiveram impacto. Semana passada Speed ficou atrás de Jogo de Amor em Las Vegas (que também deve ser outro the horror, the horror). E neste final de semana promete ser jogado pra escanteio por Nárnia.

Uma estréia infinitamente mais modesta e limitada é Son of Rambow, trama singela sobre garotos ingleses que crescem obcecados pelo Rambo, personagem do Stalla, e tentam fazer um filme de baixíssimo orçamento. Onde será que vi essa história recentemente? Ah, Be Kind Rewind (que, pra falar a verdade, ainda não vi). Não, dizem que Son é um daqueles filmes em que meninos se tornam homens, enquanto em Be Kind o Jack Black já tá bem crescidinho.

No Brasil parece haver mais opções. Estréiam Efeito Dominó (crítica aqui), o belo Longe Dela (Away from Her), que faz parte da minha lista dos melhores de 2007, Bella e Bodas de Papel. Bella é uma co-produção mexicana mostrando um romance de um dia entre uma garçonete e um cozinheiro. Dizem que é bonito. E o nacional Bodas de Papel é sobre o destino, e traz a Helena Rainaldi no seu primeiro papel no cinema. O trailer, infelizmente, é um pouco amador (veja aqui). Espero que o filme do André Sturm seja melhor. Ganhou prêmio em Recife e tal. Ah, e chega também O Melhor Amigo da Noiva (Made of Honor), tentativa de lucrar em cima do charme do Patrick Dempsey e de um plágio de O Casamento do Meu Melhor Amigo. Se essa notícia vale alguma coisa, semana retrasada, quando Amigo da Noiva estreou nos EUA, as meninas (principal público-alvo da produção) se deslocaram pra ver... Homem de Ferro. Bom, eu também, se tivesse que escolher entre o Patrick Dempsey e o Robert Downey Jr, nem hesitaria.

9 comentários:

Nita disse...

É, não me motivei muito para ver Speed Racer também. E espero ansiosamente para ver Nárnia. Sim, eu gosto desses tipos de filme extremamente fantasiosos e amo Senhor dos Anéis (pode me matar por isso se quiser, sei que você odeia xD).
Pena que nesse fim de semana, cinema está completamente fora de cogitação. Maldito vestibular

Kaká disse...

Eu também fico com o Robert Downey Jr. :)

O Príncipe Caspian é um dos livros mais legais das Crônicas de Nárnia, ele é melhor que o primeiro, por isso eu acho que o cinema vai encher e pode até fazer mais dinheiro que o primeiro. Eu gosto de acreditar que muitas crianças foram ler a continuação do The Lion, The Witch and the Wardrobe depois que viram o primeiro filme.É que nem o Harry Potter, a criançada (e alguns adultos, hum, eu) lê e ainda vê o filme.

Anônimo disse...

MÔ DEUS, consegui entrar nos comments, que 'dilíça' rs

Lola, também estou com ZERO clima para assistir Speed Racer. Queria muito conferir o Robert Downey, mas, tenho que escolher um dia para a sitter e, prefiro guarda-lo para Indyyyyyyyyyyyyy!

Sobre o Príncipe Caspian, li o livro e gostei muito, mas então lembro do primeiro filme e daquela menininha apática e a vontade vai por água abaixo...

Beijocas

lola aronovich disse...

Tudo bem, Nita, muita gente adora filmes fantasiosos, Senhor dos Anéis entre eles. Imagino que haja muito mais gente que ame de paixão SdA que gente que quer vê-lo pelas costas, como eu. Mas realmente não é meu tipo de filme. E, pra piorar, Nárnia é dos mais religiosos, né? O vestibular é esse final de semana ou vc vai só estar se matando de estudar pra ele?

Kaká, acho ótimo que esses filmes todos incentivem a criançada a ler. E os adultos tb...

Chris, sua empresa desbloqueou os comentários? Ah, demorei 3 horas pra entender que Indy não era Fórmula Indy (eu já tava pensando: a Chris é maluca? Se eu contar ela perde a guarda da Ciça?), e sim Indiana Jones. Vou ver a sessão pros críticos segunda à tarde. É tão legal ir ao cinema à tarde, né? Dá o maior clima de liberdade, de que eu não tenho uma tese pra escrever. E antes de Indy vão passar The Strangers, e depois um filme independente que esqueci agora. Depois eu conto tudo, claro.
Ah, eu tenho quase vontade de ver Crônicas de Nárnia (o primeiro) de novo só pra ver o James McAvoy de fauno! Abração!

Nita disse...

só estou me matando de estudar para ele mesmo. é que eu trabalho, então o tempo que eu consigo estudar de verdade, sem contar a noite que eu estudo muito pouco é de final de semana

Mica disse...

Vixe, eu nem lembrava que era o James McAvoy o fauno!
Estou ansiosa para ver Príncipe Caspian, pq apesar de não ser menininha de plantão, eu amei as fotos do Caspian, hehehe.
Ok, falando sério, eu quero ver o filme pq Príncipe Caspian foi o único outro livro das Crônicas que eu li. Também tinha começado a ler a história do tio, avô, sei lá eu qual parente dos 4 garotos, mas aí fiquei sem computador, eram histórias on-line e agora que me dei conta que preciso vasculhar os CDs em busca de onde gravei as crônicas. (no momento estou ocupada demais lendo os inúmeros livros da Sherrilyn Kenyon sobre seus Dark-Hunters e afins).
Seja como for, quero ver o filme. Mas o que está me tirando o sono mesmo é Indiana. Estréia semana que vem aqui, bem numa noite de prova na pós (ninguém merece). Preciso saber se dá para terminar a prova até 21h30 para poder comprar ingresso antecipado XD.
Speed Racer eu me recusei a assistir. O trailer acabou com a minha empolgação. Aquelas cores, aquele neon todo...socorro!!! Nem a Christina Ricci é capaz de me fazer enfrentar aquilo.

Assisti Iron Man qdo estreou em Jlle, com o meu irmão. Me apaixonei pelo filme. Não lembro da história original do personagem, mas para mim o filme fez o que eu queria que fizesse.

Julio Cesar disse...

E eu achando que o O Último Rei da Escócia tinha sido o filme onde conheci o James McAvoy! Nunca iria lembrar que era o fauno de Nárnia também.

lola aronovich disse...

Mica, Julio, viram como blog lolístico não é uma total perda de tempo? Agora vcs já sabem que o fauno era o James McAvoy! (só fui notar depois de ficar admirada com ele em Atonement e olhar a filmografia dele). Vc pode ter conhecido o James em Rei da Escócia, Julio, mas eu só vi Rei depois de Atonement.
Pois é, né, Mica, maior empolgação com a estréia do Indy. Tomara que a gente não se decepcione (porque os trailers não são grande coisa, vamos admitir). E sobre o trailer de Speed, realmente, foi um dos piores trailers que eu vi recentemente. Neste caso, o filme realmente cumpre o que o trailer promete.

Anônimo disse...

Gosto do Ben como rei Caspian no filme peregrino da alvorada.