terça-feira, 1 de julho de 2008

LUCRO ESTENDIDO

Aqui vende-se muito a tal da garantia estendida, e imagino que no Brasil isso também esteja na moda. Você sabe o que é: você compra um eletroeletrônico que tem garantia de apenas um ano, e a loja oferece uma garantia por mais tempo. Li na Consumer Reports, uma revista de proteção ao consumidor (espécie de Pro-Teste), que não vale a pena pagar por mais anos de garantia. Quer dizer, vale - pra loja que vende, que fatura 50% do valor de cada garantia. Essas lojas ganham mais dinheiro com vendas de garantia que com a venda dos produtos em si, segundo a revista. Foram 16 bilhões de dólares nos EUA só no ano passado. Enquanto isso, um técnico em computação que conheci disse que o tempo médio de vida útil de um laptop é de dois anos. Com ou sem garantia. Ah, espero que o meu viva mais. Que droga de produto é esse que morre aos dois anos de idade?!
Pra poder responder esta e outras perguntas sobre o capitalismo, recomendo um vídeo de 20 minutos chamado The Story of Stuff. É bem educativo e pode ser usado pra ensinar crianças sobre como o capitalismo funciona. A versão com legendas de A História das Coisas tá aqui. Não perca.

20 comentários:

Unknown disse...

Sabe que eu estudei isso numa aula de Administração Aplicada, ano passado? Atualmente nada mais é produzido para durar - eletrônicos, eltrodomésticos, nada. Todos os produtos que são vendidos a preços enormes têm seu tempo de vida útil já definido antes de saírem das lojas. Por isso, hoje, todo mundo estranha que o liquidificador da vovó tenha durado tanto tempo.

lola aronovich disse...

É, o vídeo que indiquei também fala disso. Não sei como é em português - obsolência planejada? (planned obsolence). A indústria planeja qual o tempo pro produto estragar. Isso precisa ser o mais rápido possível, pra que o consumidor tenha que comprar um novo, mas não tão rápido que o consumidor perca a fé no produto. Então eles calculam isso. Só que o produto nunca vai estragar tão rapidamente quanto a indústria quer. Logo, entra aí o "perceived obsolence". O produto continua funcionando, mas o consumidor sente que precisa substitui-lo por algo mais novo. Nos EUA, apenas 1% do que se compra ainda não foi jogado fora após SEIS MESES de uso. Isso é assustador. Os dados estão no documentário.

lola aronovich disse...

E por falar em vovós, nossas vós consumiam a metade que consumimos hoje. E não sei se a vida delas era tão medonha...
(nos EUA, hoje se consome o dobro que 50 anos atrás. As casas tiveram de aumentar de tamanho pra acomodar tanta mercadoria. Elas têm hoje o dobro do tamanho que tinham na década de 70).

Anônimo disse...

Meu God...
acho que o lá de casa é Highlander, ou parente do Richard Alpert, de Lost, já tem uns 4 anos ;)

Beijos

Unknown disse...

Bá, e te falo em medonha essa vida. Uma pesquisa que foi feita ano passado aqui no Brasil, apontou que a classe média alta brasileira em sua maioria não possui imóveis próprios, mas tem mais de uma TV em suas casas e, pasmem, mais de um carro em suas garagens. É um consumismo que chega a apavorar!
(Procurei o link onde li a reportagem da pesquisa, mas não achei... Vou dar mais uma procurada depois!)

Chicória disse...

Oi, Lola, no Google Vídeos tem o documentário com legendas, segue o link:
http://video.google.com/videoplay?docid=-3412294239230716755&hl=en
Também recomendo a todos, é ótimo!

lola aronovich disse...

Super obrigada, Lilian. Já coloquei o link pra versão com legendas no post.


Chris, tomara que seu laptop siga vivendo feliz. E que o meu ainda dure uns bons três anos, no mínimo! (na verdade, porque não durar quinze anos? Sério!).


Bruna, se encontrar a pesquisa, me fala. Eu fico com o pé atrás quando falam de "classe média alta" porque estão sempre se referindo aos ricos. E os ricos têm casa própria (mais de uma), e acho que uns cinco carros na garagem, em média. Ontem eu tava vendo um carrinho minúsculo, que acho que é usado aqui nos EUA só internamente, entre museus ou coisa assim, e pensei: Pô, se a maior parte dos carros geralmente só leva uma pessoa (o motorista), por que o pessoal iniste em ter caminhonetes, e não um carrinho minúsculo? Pra mim não faz sentido!

Ademar de Queiroz (Demas) disse...

Olha, Lola, meu laptop já entrou para o 4º ano e segue firme e forte,rsrsrs. Nunca tinha ouvido falar dessa vida útil para eles.
Abração

Juliana disse...

aaaaaaaaaaahhhhhhhh, também não quero que meu laptop viva só dois anos... ele já tá com quase um, buááá.

Fer Guimaraes Rosa disse...

Lola, meu laptop tem tres anos, mas eu ja troquei o hard disk. Espero que dure pelo menos mais um. Ja o meu desktop tem sete anos e esta com a lingua de fora, mais que na hora de comprar outro, ja estou de olho. Eu nunca comprei essas garantias estendidas, mas pra carro, djezuis craist, o vendedor tao gentil virou de repente um demonio nos atazanando com mil e uma coisas extras. eu ja estava quase bufando na cara do fulano, mas acabamos comprando uma delas.. eh dificer... ;-/

beijo!

Fer Guimaraes Rosa disse...

voltando para mandar um beijo e um abraco para o cachorrinho, lindoo.. ;-)

[eh seu?]

Santiago disse...

Lola:

Eu fico pensando: a gente, no Brasil, ainda tem que trilhar um longo caminho para ter um país justo como os Estados Unidos e aí, neste país, Os Estados Unidos, ainda tem cada coisa. Nào sei se vale a pena essa nossa caminhada em direçào ao "primeiro" mundo.

lola aronovich disse...

Demas, bom, o que o técnico me disse é que a vida útil média de um laptop era de dois anos, bem menos que de um desktop. Mas essa é a média. Pode ser mais, e pode ser menos (glupt). Mas nunca ouvi falar de um desktop que durou muito, quanto mais um laptop...


Ju, o meu laptop tem a idade do seu. A Acer já mandou um email perguntando se eu queria estender a garantia (eu dise não).

lola aronovich disse...

Fezoca, obrigada por me fazer notar que "estendida" é com S, não com X. Nunca vou acertar essa palavra, porque não faz sentido pra mim. Afinal, se extensão é com x, por que estender seria com s? AHHHH!
O meu desktop em Joinville tem 5 anos já. O tempo voa. A gente deixou esse com a minha mãe. Agora temos dois laptops, um com um ano, outro com meio. Espero que eles durem muito tempo, porque não tenho a menor vontade de comprar um novo antes de 3 anos. Mas o pior é que, se dá um problema no laptop, é difícil consertar. Enfim... Eu prefiro desktop. Só compramos laptopo porque precisávamos de computador aqui nos EUA e não ia dar pra carregar desktop de volta pro Brasil.
Imagina, o cachorrinho fofo não é meu. Peguei nas imagens do Google. Meu cãozinho morreu em dezembro, com quase 16 anos (muito mais que a vida de um computador!). Voltando pra Joinville, quero adotar um novo cachorrinho. Mas se ele fizer xixi no meu laptop não vai durar muito... (o cão E o laptop).


Oi, Santiago, conseguiu comentar? Que bom! É, aqui nos EUA tem cada coisa... Eu não sabia, pensava que os EUA eram "avançados". Só descobri morando aqui.

Chaves disse...

Meu laptop já fez aniversario de 4 anos, e é de terceira mão. Funciona que é uma beleza. E já resistiu a ataques de gelatina de uva da minha filhinha. Ou era de cereja? Já não lembro.
Obrigada pela dica do vídeo, é educativo, e já mostrei pro filhote mais velho...
Valeu mesmo!

Chaves disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Masegui disse...

Lola,

Eu tenho 3 PCs (desktop) aqui em casa: O meu (2 anos), o dos filhos (1 ano) e um antigão que vai fazer 10 anos, está vivinho da silva e os meninos ainda usam. Ele NÃO MORREU, só ficou defasado, velho, que nem a patroa... ;-)

Ps.: Quando sai novidades do World Open? Tô torcendo pro maridão se dar bem.

Beijão, Mário Sérgio

Liris Tribuzzi disse...

Meus celulares duram menos quanto mais novos eles são. Tive um star tak que só morreu depois de tomar uma mega banho de chuva. Se não fosse isso, já teria se aposentado por idade.

lola aronovich disse...

Camomila, tomara que o meu laptop aguente 4 anos também - pra mais. A gente vai cuidar bem dele e nem planeja levá-lo pra passear. Vai ser pra usar em casa mesmo. E o vídeo é bom, né? Eu gostei muito.


Mario, computador de dez anos vivinho da silva? Essa eu não conheço! Até conheço computador de dez anos, mas eles ficam capengando, o monitor ou pisca ou pára de vez, até o teclado pára de funcionar! Onde já se viu, teclado ficar obsoleto?!
Sobre o World Open, o Silvinho viajou pra Filadélfia ontem à noite. Vai ficar uma semana longe de mim, chuif. Seu primeiro jogo é hoje à noite. Eu preciso descobrir onde está o site do torneio, ou o Silvio precisa me dar notícias. Vamos ver. Será seu último torneio nos EUA, então vamos torcer pra que ele jogue bem. Obrigada pela torcida!

Me Rhael disse...

TODO computador tem vida útil curta. A diferença nas durações está na capacidade técnica de quem usa e no tempo médio de uso.

Laptops duram menos tempo porque Não são feitos pra durar. São feitos para serem portáteis. A questão do resfriamento em um laptop é muito mais difícil do que no desktop mais vagabundo e a miniaturização das peças deixa elas mais suscetíveis à problemas vindos do mesmo aquecimento com o qual é difícil de se lidar.